sábado, 4 de outubro de 2014

Vewlix Custom - Gabinete Arcade - Beta Eterno


Vewlix Custom - Gabinete Arcade - Beta Eterno

Introdução


Entre os anos 80 e 90, eu cresci frequentando as casas de arcade, carinhosamente conhecidas como "flipers", e outros estabelecimento que ostentavam um arcade, tais como: bares (butecos) fedorentos, locadoras de games, shopping centers etc.

Dado este histórico, e que também é o histórico de muitas pessoas espalhadas pelo mundo,  é natural ter o desejo de possuir um arcade.

Passado alguns anos, resolvi colocar a "mão-na-massa" e fazer um arcade.

Após um período de pesquisas, descobri o gabinete Vewlix ! Foi amor a primeira vista. Pensei: "Eu preciso ter um desse !".

Como leigo que sou, resolvi procurar os esquemas e projetos para fazer um Vewlix customizado. Senti dificuldades em achar um "bom" projeto, uma vez que a grande maioria é estrangeira e com medidas em polegadas. Com isso, resolvi fazer uma compilação dos achados (que foram minhas referências) e fazer meu próprio projeto.

Uma vez que não sou marceneiro, o projeto em questão é amador, além de modesto.

O resultado atual é este abaixo, não é final porque desejo fazer algumas customizações adicionais (beta eterno):

Resultado atual


Vídeos de demonstração:






Referências:

  1. Donovan Meyers: http://www.donovanmyers.com;
  2. Fórum Shoryuken, usuário ericeroi (referência principal com as medidas básicas): http://forums.shoryuken.com/profile/discussions/4391/ericleroi;
  3. Portal Versus, Fórum, Versus Café, Oficina Versus, Arcade Stick: postagem dos usuários Sanji, Tirson e OCT_Wall Garants: http://www.portalversus.com.br/forum/forum/97-arcade-stick/;
  4. Slagcoin: http://www.slagcoin.com/joystick.html

Síntese do Desenvolvimento

  • Todas as medidas são relativas ao monitor ou televisor utilizado, considerando tanto o tamanho da tela quanto as dimensões externas. Com isso, ao fazer um gabinete, as medidas devem ser revistas e adaptadas conforme a necessidade;
  • Foram usadas duas chapas de MDF cru, sendo uma de 18mm de espessura e outra de 6mm;
  • A medida padrão para as chapas de MDF é 2750mm de altura e 1840mm de largura;
  • O software utilizado para o desenho em 3D é o SketchUp: http://www.sketchup.com;
  • O acrílico utilizado foi de 3mm de espessura, entretanto acredito que o de 2mm também possa servir;
  • Na pintura, foram utilizados sprays e esmaltes sintéticos preto, branco e verniz, e o rolo de espuma;
  • As customizações mais visíveis foram: a grade de som e a largura extendida do painel de controles (local onde fica os joysticks);

A figura abaixo mostra o macroprojeto:

Macroprojeto, dimensões


Arquivo SketchUp que fiz: VewlixWhiteBelt01.skp


Desprendi cerca de uma semana estudando o funcionamento do SketchUp, assistindo vídeos no próprio site desse programa (Learn > Video Tutorials) e no YouTube. Com ele fica mais tranquilo  visualizar os encaixes das peças, evitar erros de medição, entre outros benefícios imensuráveis.

Exemplo para plano de corte:


Ao comprar uma chapa de MDF em uma madeireira (por exemplo a Leroy Merlin ou a Leo Madeiras), essa pode oferecer o serviço de corte (reto) a partir de um plano de corte . O plano de corte é composto das medidas dos retângulos das peças dispostas na área da chapa de MDF.

Isso facilita muito a vida para quem não dispõe de espaço e ferramentas necessárias para efetuar os primeiros cortes na chapa.

Um exemplo (totalmente fora do escopo) para elucidar:

Exemplo de um plano de corte

Para as peças do gabinete, nem todas são um retângulo perfeito, por isso é necessário atenção às medidas para o plano de corte.

Um outro exemplo de rascunho para o plano de corte em uma chapa de MDF:

Exemplo de rascunho para o plano de corte em uma chapa de MDF

Fotos da construção:


















































Conclusões:


Comecei a construção em Dezembro de 2013 e até hoje faço alguns ajustes. Atualmente, estou juntando a verba para ressuscitar meu PC que apresentou problemas na fonte. Após isso é pirar o cabeção no Hyperspin.

72 comentários:

  1. Boa tarde!
    Legal encontrar seu blog agora. Queria parabenizar e agradecer, pois seus artigos vão me ajudar a configurar o hyperspin. Recentemente adquiri um gabinete Vewlix e um HD de 3tb com o Hyperspin e 120 sistemas. Agora to loco pra deixar o hyperspin redondinho e começar a jogatina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlenrick, olá !

      Vewlix + Hyperspin = Diversão infinita !

      Vamos trocando ideias. Qualquer coisa, posta ai !

      Abraços e minhas congratulações pela sua aquisição.

      Excluir
  2. Fala amiguinho!!
    Muito legal esse gabinete, acho ele lindo mas não tive coragem para fazer um, acabei comprando um slim.
    A única coisa que não gosta é de jogar sentado, gostaria de uma desse para 4 players.

    Abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ice, olá !

      Agradeço o elogio.
      Sobre jogar em pé ou sentado, confesso que tive essa dúvida. Mas fiz esse sentado porque eu já tenho um outro arcade para jogar em pé. Esse outro é um modelo "alternativo" (pirata) do SNK MVS (neo geo arcade) com cinzeiro no centro, daqueles que eram comuns em bares.

      Abração !

      Excluir
  3. que capricho Amiguinho seu arcade ficou nota 100000000000000000000000000000 (elevado a décima potência) se precisar de ajuda....no meu arcade os botões de ligar e desligar estão atrás da máquina...para desligar desmontei o teclado e usei a tecla power do teclado multimídia....para ligar fiz algumas mudanças no botão power do pc....para iniciar me inspirei nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0wDmQdNEFYI TENHO UM PEDIDO: gostaria que postasse detalhes da pintura...obrigadooo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, olá

      Obrigado pelos elogios.

      Sobre a pintura, eu segui as dicas do tutorial do Tirson do Portal Versus (http://www.portalversus.com.br/forum/topic/14375-tutorial-lixamentomassa-e-pintura/). Ele postou em vídeo os passos: lixa, massa, pintura e verniz.

      O acabamento após a parte de marcenaria é a parte que achei mais difícil e a que demandou mais tempo, pois é necessário muita paciência mesmo !!! Várias vezes eu quis ser veloz e ferrei com a pintura, o que me obrigou a esperar secar, lixar e pintar novamente... algumas vezes. Cheguei a pensar em envelopá-la ! Mas me segurei e segui com a pintura. Enfim, essa é a dica.

      Sobre o botão de força, tenho algumas opções mas ainda não decidi a mais adequada. Até porque a fonte do meu PC com o Hyperspin queimou, e eu preciso repô-la. Até lá, estou improvisando com um PS3.

      Abraços,

      Excluir
    2. Amiguinho você usou somente as dicas do tutorial do Tirson do Portal Versus ou você utilizou mais algum local? a pintura ficou boa? posso utilizar as mesmas dicas que você usou e nada mais? obrigado!

      Excluir
    3. 1964ripo, olá

      Sim, utilizei apenas o tutorial do Tirson. Entretanto, no tutorial ele recomenda por volta de três demãos de spray e uma demão de verniz. Segui essas quantidades.

      O resultado ficou muito bonito mesmo, mas também ficou frágil. As peças brancas começaram a sujar, absorvendo a sujeira, e as peças pretas já apresentam alguns riscos.

      Acho que uma demão de verniz se mostrou insuficiente. Pretendo refazer a pintura de algumas parte, quando isso acontecer, irei fazer seis demãos de tinta e mais seis de verniz... o processo será demorado, mas o resultado será de excelência. Pois, além de uma forte camada de tinta, a forte camada de verniz tornará a pintura muito mais protegida de riscos e de absorção de sujeira.

      Esse foi meu aprendizado.

      O que recomendo, no caso de você não se sentir seguro apenas com esse método, é pesquisar um método alternativo, apenas para ter uma base de comparação e verificar qual poderá trazer o melhor resultado.

      Bem, é isso ai !

      Boas festas !

      Excluir
  4. Outra coisa...o que você usou para os comandos? uma placa? controles usb? do que foram feitos os comandos/ os meus eu usei as setas do teclado e botões de um controle...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa !

      Para os comandos eu usei uma placa (PCB) que se chama PS360+ (http://akishop-customs.com/PS360Plus.html). O bacana dessa placa é a compatibilidade com PC/PS3/XBOX360... e outros consoles. Muitos controles arcade artesanais utilizam essa placa.

      A minha prova de conceito dessa placa foi em um controle que fiz com uma caixa de sapatos (http://amiguinho20.blogspot.com.br/2013/11/depois-de-muito-tempo-pensando-em-fazer.html). Funcionou como uma beleza !

      Aqui tem um vídeo com a instalação dela: https://www.youtube.com/watch?v=XUf4yZZaZzA

      Para os LEDs nos botões, utilizei a placa Sparky PWM PCB. Neste vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=HmUiFtZGQ30) explora como instalar os LEDs nos botões, e neste outro vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=PRQCMiHqI6s) mostra a instalação da placa.

      Abraços,

      Excluir
  5. Olá Amiguinho...o que você acha dessa pintura que o cara dá nesse móvel? ele explica passo a passo...gostaria de saber qual a sua opinião quero saber se isso pode funcionar...https://www.youtube.com/watch?v=NhyU97Imtrs

    ResponderExcluir
  6. Amiguinho, parabéns pelo gabinete, fantástico mesmo! Vc tem o mapa de corte das folhas de MDF para compartilhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, olá

      Obrigado !

      Sobre o mapa de corte, não o tenho, pois o fiz de improviso. O que fiz na época foi pegar o projeto SketchUp ( o arquivo VewlixWhiteBelt01.skp ); fiz uma versão alternativa dele, e usei essa versão para criar duas disposições das peças, sendo uma para a chapa de MDF de 18mm e outra para a chapa de 6mm.

      Recomendo a você fazer o download desse arquivo VewlixWhiteBelt01.skp ( o link está na própria postagem ), abri-lo no SketchUp, ajustá-lo para as dimensões do monitor que você pretende utilizar, e depois separar as peças para as disposições das chapas de MDF que você pretende usar.

      Se vc já tiver utilizado o SketchUp, será muito fácil; se vc tiver experiência com o AutoCad, será fácil; se vc nunca mexeu com uma ferramenta desse tipo (assim como eu), será um aprendizado médio, pois a ferramenta não é difícil... eu aprendi a mexer nela com os tutoriais do próprio site e alguns no YouTube. Despreendi um tempo, o que me ajudou muito a evitar erros de planejamento no corte das peças (sim, mesmo com o software, cometi alguns, mas faz parte do aprendizado).

      Para criar as minhas medidas e o arquivo do SketchUp, usei como base as medidas do usuário ericeroi, do fórum SRK (http://forums.shoryuken.com/discussion/83104/vewlix-slim-project-plans-on-page-1-more-cp-info-added-page-1). Uma olhada nelas pode lhe ajudar bastante !

      Bem, é isso ai ! QQ coisa poste ai !

      Abraços e boa sorte.

      Excluir
  7. Vou tentar e te falo! No Sketchup vou ter q me virar... eu comprei duas folhas se MDF de 18mm, não pega nada não né? Não estou querendo fazer os detalhes originais de marquee etc, só quero fazer ele um pouco mais alto para jogar em pé e com uma TV de 32, muito parecida com a sua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, olá

      Acho que vai sobrar MDF de 18mm. Além disso, não se esqueça do MDF de 6mm, ele servirá para a moldura do monitor, e também para algumas partes do painel de controle.

      QQ coisa poste ai !

      Abraços,

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. conseguiria me enviar o arquivo em .step ?

    no email cardoso_th@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago,

      Infelizmente não consigo, pois o original foi feito no SkechUp e esse não possui a opção para exportação no formato .step.

      Fica a sugestão de fazer uma tentativa com o próprio SketchUp, e fazer o download do arquivo "VewlixWhiteBelt01.skp" disponível na postagem principal.

      Uma hipótese e tentar encontrar algum conversor de ".skp" para ".step". Não faço ideia se existe ou não, pois nunca manipulei arquivo ".step", mas vale a pesquisa.

      Boa sorte e abraços,

      Excluir
  9. Amiguinho,
    Fiquei de queixo caído com seu Vewlix. Parabéns!
    Estou começando agora a montar meu primeiro Arcade.
    Já tinha um sistema velhinho, meio com defeito, com joystick feito de controles de Ness...
    Uso somente sistema MAME no Maximus Arcade.

    Como não tenho nenhum conhecimento de marcenaria e elétrica (mas conheco de eletrônica e manutenção de computadores) eu precisava partir de alguma base.
    Comprei um gabinete velho, com controladores e placa jamma com conexão LPT (novos) instalados.
    Mas acho que errei... O gabinete é velho e parece estar com muito cupim!!!
    Vc me parece conhecer bastante da arte. Vale a pena tratar a madeira? O é melhor eu jogar aquela porcaria no rio e montar outro? Se desse pra tratar, aceito dica :-)
    Adicionalmente, minha placa, que já estava ruim, não liga mais :-/ . Comprei um computador novo, basiquinho, um Dual Core, pra substituir meu antigo Athlon 3200 Mhz.
    Agora não consigo de jeito nenhum fazer o Windows reconhecer o controlador Jamma! To desesperado.
    Você tem algum tutorial de como fazer a placa Jamma funcionar no Windows? Vi que preciso instalar uns emuladores de Joystick virtual, mas não sei por onde começar...

    A minha esposa já quer me dar a conta, porque enfiei um trambolho velho e infestado de cupim no meu ap. Ainda por cima, a porcaria não funciona...

    Ajuda o iniciante, por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, olá

      Obrigado pelo prestígio.

      Sobre a esposa, eu te entendo. A minha esposa não deixou eu trazer meu arcade para o Ap... ele está na casa da minha mãe. Tenso isso !! uahauhah

      Bem, vou dar minha opinião sobre seu caso.

      - Sobre o conhecimento de marcenaria e elétrica. A marcenaria é tranquilo, a elétrica é praticamente zero, pois não há soldas. Agora, eu achei trabalhoso a parte de projetar (desenhar no SketchUp), pois demandou um tempo de aprendizado, mas em compensação economizou dinheiro e tempo no manuseio da madeira, evitando muitos erros de projeto. E a pintura é um exercício de paciência, realmente dá muito trabalho (massa, lixar, seladora, lixar, pintar, demão 1, errar, lixar, demão 2, demão 3, verniz demão 1, demão 2...); várias vezes pensei em envelopar tudo, mas resisti e continuei na pintura.

      - Sobre o micro, ai vai da preferência. No início eu usei um Playstation 3, depois montei um micro para aguentar os jogos de luta modernos (como SFVI ou KOFXIII), apesar que sou fascinado por jogos clássicos como SFII, Samurai II, KOF95 etc.; Inclusive, para o próximo projeto penso em usar uma placa Raspberry Pi 2 para montar um Bartop.

      - Sobre o gabinete antigo. Eu também tenho um gabinete (arcade) antigo, daqueles com um cinzeiro no centro. Ele é uma placa MVS, só funciona os jogos da SNK NeoGeo. Imaginando que seu gabinete seja similar, acho que não vale a pena tratar a madeira (não jogue no rio, faça um fogueira e aproveite p/ fazer um churrasco)... pois a "madeira" deve ser um aglomerado ou MDP. Aqui recomendo você a fazer um com MDF... O MDF é a "madeira" mais barata que existe, com as ferramentas: Serra circular (cortes retos), serra tico-tico (cortes em curva), furadeira e tupia (fazer chanfros) dá p/ fazer praticamente tudo. Lembrando que com o plano de corte, a loja que vende a madeira já faz os cortes maiores, o que economiza tempo, trabalho e facilidade no transporte. Fora a emoção ! Foi o primeira vez que mexi com madeira e curti muito, e acho que vc tb curtirá. Nem pensei em consultar um marceneiro, pois todos os relatos de pessoas que fizeram um arcade e que consultaram um, passaram raiva.

      - Sobre a placa Jamma. Não faço nem ideia de como ela funciona, pois nunca tive a oportunidade de mexer com uma;

      Bem, é isso ai ! Qualquer coisa, posta ai.

      Abraços,

      Excluir
  10. qual windows vc está usando amiguinho? eu estou usando o windows 8.1 pois foi o que rodou kofxiii sem loading em fullscreen (o windows 7 demora 16 segundos para iniciar o round e o 8.1 entra direto sem espera). agora estou batendo cabeça para ocultar a tela de login do windows 8.1 e entrar direto no hyperspin mas sem sucesso... o windows 7 tem vários tudos para ocultar a tela de login mas não consegui de jeito nenhum fazer com que o kofxiii fique sem loading então voltei pro 8.1...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, olá

      Eu uso o Windows 8.1. Realmente, o poder de customização do Windows 7 é maior, mas a estabilidade, e o fato de ser mais atual, do Windows 8.1 eu acho melhor.

      Usei o login automático apenas durante um tempo, e como é uma coisa que se faz uma vez de vez em nunca, também sempre recorro aos tutoriais na internet. Faça uma tentativa com esses dois:

      Para configurar o login automático no Windows 8.1 utilize este tutorial: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/04/como-habilitar-o-login-automatico-do-windows-8.html

      Para colocar programas na inicialização no Windows 8.1, utilize este tutorial: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-adicionar-aplicativos-inicializacao-do-windows-8.html

      Abraços,

      Excluir
    2. obg pela resposta, isso eu já tinha feito, como não achei nada sobre como ocultar o login screen do windows 8.1 vou deixar desse jeito mesmo. Os seus tutos foram de grande ajuda para mim deixar o hyperspin do jeito que eu quero. só não achei algo no seu blog sobre a configuração do xpadder mas buscando na internet fui parar no site oficial do hyperspin e lá me deparei com vc ensinando aquilo que eu procurava sobre xpadder... kkkk obg mais uma vez

      Excluir
    3. João, olá

      Bacana que seu Hyperspin está funcionando do jeito que vc quer.

      É como você percebeu, tem muita informação espalhada, e pelo Hyperspin ser muito flexível e altamente customizável, demora um pouco pegar o jeito da coisa. Mas depois, o esforço é gratificante.

      Parabéns e abraços,

      Excluir
  11. vc mandou fazer esse acrílico onde vai os botões e o comando ou comprou pronto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Richard,

      Eu comprei uma chapa de acrílico de 3mm de espessura no tamanho de 1 metro quadrado. Para cortes retos usei a serra tico-tico com a lamina para cortar de metal, e as furações foram feitas com brocas serra-copo.

      O modelo das furações eu usei desse site: http://www.slagcoin.com/joystick/layout.html

      Boa sorte!

      Excluir
  12. Boa tarde.
    Amiguinho achei muito legal, e interessante o projeto.
    Gostaria de comprar o gabinete, vc vende??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Javier,

      Agradeço o elogio, entretanto não tenho interesse em vender. Aliás, nunca pensei nisso, mas agradeço o interesse.

      Abraços,

      Excluir
  13. Trabalho muito bem feito, parabéns!!! Como você fez aquele contorno aprofundado nos botões laterais (foto 12),com tupia?? qual fresa usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, olá

      Obrigado pelo elogio.

      Para o aprofundado, são duas chapas sobrepostas, sendo a de fora com 6mm de espessura e a de dentro 18mm de espessura. As peças são alinhadas em sobreposição (com os grampos de fixação em uma mesa), e de uma só vez foram feitos os furos dos botões com a broca de 24mm (usei a serra copo, mas pode ser a broca chata também), em seguida foram feitos os cortes laterais com a serra tico-tico (aqui pode ser usado a serra circular também), e depois foi utilizado a tupia com a fresa de 45 graus para os chanfros laterais; isso tudo com as duas peças alinhadas. A parte final, o contorno aprofundado, a fresa possui um rolamento de apoio em sua ponta, ao colocá-la dentro dos buracos dos botões para fazer o contorno, a peça alinhada de baixo(interna) servirá de apoio para o rolamento da fresa, e com isso, é possível passá-la dentro dos botões para fazer o contorno na peça de cima(externa).

      Usei a fresa de 45 graus, similar a essa (http://www.trend-uk.com/en/JA/product/C197X1_2TC/6/chamfer/bearing_guided_chamfer_angle%3d45_degrees.html).

      Faça um teste antes em alguns pedaços de MDF de sobra antes de fazer nas peças originais, apenas como aprendizado.

      Boa sorte e abraços,

      Excluir
  14. Nunca tinha visto esse modelo de fliper, só vejo o padrão americano dessas máquinas, ficou muito bonito parabéns, vc deveria ter feito uns vídeos no youtube montando toda a máquina eu assistiria de boa 👍

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha visto esse modelo de fliper, só vejo o padrão americano dessas máquinas, ficou muito bonito parabéns, vc deveria ter feito uns vídeos no youtube montando toda a máquina eu assistiria de boa 👍

    ResponderExcluir
  16. amiginho beleza, cara qual o milimetro de espessura do MDF...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Foram usadas duas chapas de MDF cru, sendo uma de 18mm de espessura e outra de 6mm.

      Abraços,

      Excluir
  17. Muito Obrigado cara...vou ter muitas duvidas vou tentar fazer por conta propria...as partes foram realizadas tudo por encaixe?
    se puder me ajudar com algumas dicas de encaichee tals...mas desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Para a fixação (encaixe), foi utilizado um sarrafo quadrado de 2x2mm e parafusos para madeira. Perceba nesta figura (http://s218.photobucket.com/user/SpaceHedgehog/media/VewlixSlimBack.jpg.html) como os sarrafos quadrados e os parafusos foram utilizados para fazer as emendas e dar a sustentação.

      Além disso, nessa postagem (http://forums.shoryuken.com/discussion/83104/vewlix-slim-project-plans-on-page-1-more-cp-info-added-page-1) há muita informação útil. Eu me baseei nela quando construí o meu.

      Qualquer coisa, poste aí.

      Abraços,

      Excluir
  18. boa noite

    amigo como eu consigo as programaçoes arcade????? questão madeiramento e controle eu ja tenho uma base mais as programações e oque esta pegando onde achar ?????? desde ja agradeço um abraço vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, olá

      Não entendi o que você quis dizer com "programações", pois isso, considerarei como "projeto" ou "medidas".

      O projeto no qual me baseei foi este: http://forums.shoryuken.com/discussion/83104/vewlix-slim-project-plans-on-page-1-more-cp-info-added-page-1

      No entanto, no projeto que eu realmente fiz, derivado do qual me baseei, está no arquivo "VewlixWhiteBelt01.skp" disponível nessa postagem para download (use a busca CTRL+F para achá-lo). O formato ".skp" é do aplicativo Sketchup (aplicativo de modelagem 3D similar ao AutoCad).

      Se não foi isso que você quis dizer, por favor, contextualize.

      Boa sorte e abraços,

      Excluir
    2. Acho que ele precisa é dos emuladores e roms. Willian, é possível utilizar um console dentro do gabinete, mas o mais utilizado mesmo é colocar um computador com sistema operacional windows e instalar emuladores para fazer o trabalho dos consoles. Um sistema muito utilizado é o HyperSpin, vc acha ele pra baixar em vários sites da net, porém a configuração dele é bem chata e complexa. Existe um sistema multijogos pra baixar que já vem praticamente configurado, chama-se retrovicio (https://www.youtube.com/watch?v=F0UgMP98ZNE). Já vem pré-configurado, é bem simples de usar e já tem uma pancada de jogos arcade.

      Excluir
    3. Vc encontra também o hyperspin pra comprar no ML, os vendedores vendem como configurado, mas sempre tem que fazer uns ajustes pra funcionar legal.

      Excluir
  19. Ola amigo... Olhei seu projeto e achei muito bom... Vou inciar o meu e de um colega.. Porrm estou com algumas duvidas.. Veja se pode ajudar;
    - vc mencionou q tem 2 modelos, e estou na duvida se faco um modelo mais alto (para jogar em pe) ... E compro bancos na altura caso queira sentar... Acho q essa opcao do q usar somente sentado, pois nao tenho a opcao de jogar em pe (obvio)... Na sua opiniao. Qual dos modelos ficou melhor (sentado ou em pe?)
    - o meu projeto vai se dar em 2 fases; inicialmente por questao de custo vou iniciar com um xbox360.. Posteriormente vou mudar para um pc um pouco melhor pros jogos mais atuais (sf5)... Pensando nisso vc ve muitas modificacoes no sistema??? (Tipo botoes a mais,, estrutura eletronica em geral???)
    - estou verificando a possibilidade de alem da estrutura fixa dos controles.. O segundo projeto ser usado somente com apoio .. Para colocar os controles "moveis" (fighstikc) . Acha q seria uma boa ideia??
    - nao vi a especificacao dos comandos?? Quais usou? (Sanwa, seimitsu?)...

    Parabens..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antenor, olá

      Primeiramente, meus parabéns pela iniciativa.

      Sobre a altura. É como você mencionou, se for fazer alto (padrão americano), dá para jogar em pé e sentado com um banco alto (aqueles que geralmente têm em balcões de bares), ou se for fazer baixo (padrão japonês), dá para jogar apenas sentado com um banco baixo.
      No meu caso, e na minha opinião, jogar em pé por muito tempo cansa. A partir disso, privilegiei o conforto e fiz o gabinete baixo, usando os bancos com encostos e rodinhas (do tipo "mocho" com encosto, igual aos utilizados por dentistas e tatuadores).

      Sobre as fases. Fiz exatamente como você quer fazer, por questões de custo utilizei um console (PS4) e depois montei um PC.

      Sobre a eletrônica. Utilizei a placa (PCB) "PS360+", pois ela é compatível com muitos consoles e PC, e a conexão dela é USB. Vale a pena dar uma pesquisada nela (http://akishop-customs.com/PS360.html). A maneira alternativa é desmontar um controle, e fazer soldas na placa dele (http://www.slagcoin.com/joystick/pcb_wiring.html#PCB_MAPPING_AND_SOLDERING).

      Sobre os comandos, no primeiro momento foi tudo Sanwa. Depois só troquei os botões por Seimitsu, porque eles são mais adequados para usar com LED.

      Sobre fazer um projeto com estrutura fixa ou móvel de controles. Não sei ! Isso é pessoal. Meus argumentos para ser contra a estrutura móvel são subjetivos: A simetria do design do gabinete não ficaria tão elegante; A questão da fixação do controle móvel no gabinete, se seria parafusado ou coisa do gênero é um quebra-cabeça, pois a força colocada no controle quando se está no gabinete é maior do que o controle no colo ou em outro apoio etc.

      Sobre comandos, aqui "http://www.slagcoin.com/joystick.html" é o site de leitura obrigatória! Recomendo fazer testes usando caixas de sapatos, para testar montagem, eletrônica, essas coisas.

      Apenas para curiosidade, disponibilizo os links com as figuras da parte interna do painel de controles, para você ter uma ideia de como fica.

      https://drive.google.com/file/d/0B3BG2fpNynV7M2wzTDZONHZpVkZrSm5BMHZPNEgtZC1qRHZN/view?usp=sharing

      https://drive.google.com/file/d/0B3BG2fpNynV7c0F2Uk1XemRnczVpam1VbXhhTktxTHN6V2FR/view?usp=sharing

      https://drive.google.com/file/d/0B3BG2fpNynV7NjlFZjdWSzNZRGpOcTlXN1JXSldmcE9Obllr/view?usp=sharing

      https://drive.google.com/file/d/0B3BG2fpNynV7MjZTYUE5dklieDRpV3RnV2NtVkJ0aF9JNWpJ/view?usp=sharing

      A quantidade de fios foi aumentada drasticamente por conta da utilização das placas de LED (as menores).

      Bem, é isso aí. Qualquer coisa, poste aí.

      Boa sorte!

      Abraços,

      Excluir
    2. Opa obrogado pela atençao...
      Estou na fase de projeto... Principalmente fazendo o mapa dos cortes...
      Vc menciona que utilizou chapa de 18 e 6mm... Consegue informar onde utilizou cada chapa?? E se em algum caso utilizou chapa dupla?? (Tipo nas laterais???

      A questao da altura estou realmente balancando pra fazer sentado... Mas como quero colocar os emuladores futuramente e convidar alguns amigos.. Acho q fica melhor a rotatividade se for em pe.. E quando cansar utilizo os bancos... ;)
      A questao da pcb realmente eh a primeira opcao... Porem o custo dela eh um pouco salgado.. (60 dolares) hahaha e vou precisar de 2 ;) hahaha mas faz parte da vida...

      Os comandos acho q vou usar full sanwa.. Tenho prioridade por jogos de luta.. ;)

      O meu vou usar com os comandos ja na mesa.. O do meu amigo que quer fazer somente a bancada para usar os portateis (vou tentar convencelo de vender pra montar fixo tbm ;))

      A questao dos leds nos botoes muito me interessou... Qual foi o sistema utilizado... ???

      Quando comecar os sistemas eu dou um jeito de mandar algumas fotos..

      (No passado ja tinha montado dois fightsticks) pore com sistema nacional.. E a placa de controle do xbox 360)

      Excluir
    3. Antenor, olá

      Para saber onde usar as peças de 18mm e 6mm, recomendo essa postagem (http://forums.shoryuken.com/discussion/83104/vewlix-slim-project-plans-on-page-1-more-cp-info-added-page-1). Foi daqui que me baseei.

      Além disso, recomendo à você utilizar um aplicativo de desenho 3D (SketchUp ou AutoCad), para evitar a incidência de erros de corte e metragem. Eu utilizei o SketchUp, no começo não sabia nada, depois de uns vídeos no YouTube consegui me virar. Caso quiser, faça o download do arquivo "VewlixWhiteBelt01.skp" (procure-o na postagem principal).

      Sobre o LED, eu utilizei a PCB "Sparky pwm smd". Acho que ela está obsoleta e devem ter outras que a substituiram. Faz um tempo que não me informo sobre isso.

      Mudando de assunto. Com certeza! O mainstream para um gabinete arcade desse porte são os jogos de luta. No meu gabinete, com uns 20 sistemas e milhares de jogos, 95% do tempo despreendido são sempre os mesmos jogos no MAME: KOF95, Samurai Shodown 2, Fatal Fury todos, e os de luta da Capcom.

      É isso aí. Qualquer coisa posta aí.

      Abraços,

      Excluir
  20. Amigo, você fabrica? quanto custaria? Há como enviar um orçamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !

      Não fabrico. Mas vc pode fazer uma pesquisa aqui (http://www.arcadesolutions.com.br), ou no Mercado Livre, procurando por "Vewlix".

      Abraços,

      Excluir
  21. opa... vamos la .. mais uma duvida...
    estou com uma duvida no esquema dos botoes, olha la...
    1- estou projetando para q o "painel do controle).. tenha uma tampa de 6mm, em cima dessa chapa de 6mm.. vou cortar um "frame" de 3mm .. e fazer o acabamento em acrilico de 3mm na parte do comando e botoes...

    a duvida é?! qual a espessura necessária pra aplicar o controle e botoes?! 6mm?? ou conseguiria fazer com os 9mm?!?! ou somente os 3mm?!?
    (comando sanwa e botoes seimitsu)

    aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antenor, olá

      Essa parte é complexa. Vamos lá!

      Entendi isso: de baixo para cima, uma chapa inicial de 6mm, "frame" intermediário de 3mm e um acabamento final de acrílico em 3mm. Em um total de 12mm.

      Considerando que a base do joystick (mounting plate) é reta e retangular, tipo essas figuras (http://www.slagcoin.com/joystick/mounting_layering/plates.jpg e http://www.slagcoin.com/joystick/mounting_layering/plate.png), as camadas são separadas conforme essa figura: http://www.slagcoin.com/joystick/mounting_layering/layers.png

      Com isso, de baixo para cima:
      - a primeira camada (chapa inicial de 6mm) servirá para fixar/parafusar o joystick, a parte dos botões será totalmente vazada;
      - a segunda camada ("frame" intermediário de 3mm) servirá para fixar, e dar firmeza, aos botões, e a parte do joystick será totalmente vazada;
      - a terceira camada (o acrílico de 3mm), terá um furo na parte do joystick com raio suficiente para manuseá-lo e cobrirá a camada de baixo; na parte dos botões a furação é a mesma da camada intermediária e servirá de base para eles. A dica aqui é furar a segunda e a terceira camada juntas, para evitar erros.

      O resultado em perspectiva fica assim: http://www.slagcoin.com/joystick/mounting_layering/top_triple_sawed.png

      Qualquer coisa, poste aí.

      Boa sorte!

      Abraços,

      Excluir
    2. entendi... obrigado pela explicacao... so vou ter q fazer alguns ajustes no meu... pq no meu caso estou projetando com a base de 6mm e mais uma camada de 3 em cima... (madeira e acrilico de acabamento, porém não ficaram em cima uma da outra... mais ou menos como a imagem a seguir: https://lh6.googleusercontent.com/-GrFi3bT2fv8/T1UfZX-QefI/AAAAAAAAEVw/79MhjL3Q_nI/s640/2012-03-05+12.16.18.jpg), ou entao vou ter q colocar as 3 camadas.. bem.. vou verificar aqui.. mesmo assim obrigado mais uma vez...

      Excluir
  22. depois da uma olhada.. parte de projeto 99%.. agora executivo :)
    https://goo.gl/photos/Z4PWqiNbGMhSci2E9

    ResponderExcluir
  23. tira uma duvida..?!?! os botoes que vc usou?!?! foi ps 14 g (de encaixar) ou o KN (de rosquear)?! queria saber qual a espessura limite que posso ter pra fazer com o de encaixe :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antenor, olá

      Usei os de 30mm Seimitsu e 24mm Sanwa, ambos de encaixe. Fiz as furações no MDF e acrílico usando as brocas chatas de 30mm e 24mm. Entretanto, na hora de encaixar os botões, eles simplesmente não entravam, para contornar isso, usei uma lima meia-cana para fazer o ajuste manual.

      Se por um acaso você tiver as brocas de 31mm e 25mm acredito que não precisará fazer ajuste manual.

      Nunca trabalhei com botões rosqueados. No entanto, em um próximo projeto, vou usá-los pois acho que são mais fáceis de manusear. E também para evitar o risco de quebrar um braço de encaixe do botão, usando uma chave de fenda, no caso de precisar tirá-lo.

      Abraços,

      Excluir
  24. Olá amigo já pensou em fabricar para vender? Tem pessoas que não possuem conhecimento em marcenaria muito menos as ferramentas para o ofício. Se tiver algum contato com preço justo gostaria de adquirir somente a carcaça com os controles e botões, pronta para receber um sistema hyperspin e sem tv também.

    ResponderExcluir
  25. projeto finalizado... depois da uma olhada no album..:)
    https://goo.gl/photos/Z4PWqiNbGMhSci2E9

    valew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antenor, olá

      Que capricho ! É a materialização do sétimo sentido, ficou muito bom. Minhas congratulações.

      Abraços,

      Excluir
  26. opa meu amigo tudo bem ? estou impressionado com seu trabalho....ate mesmo para iniciante...eu ja baixei seu sketch aki e estou tentando me familiarizar com ele.... as medidas do gabinete e tudo eu ja tinha pego no projeto x24 onde ele disponibiliza os blueprints...mas oq faltava para mim são as medidas exatas de como fazer o control papel....com os abaloados e ângulos exatos.... ! por esse seu sketchup da para saber exatamente a inclinação, e medida de cada peca avulsa ? abracos no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, blz !

      Para a furação dos botões no painel de controle, esse é o link: http://www.slagcoin.com/joystick/layout.html

      Para os chanfros (abaloados), todos são com a fresa de 45 graus de 1/2 polegada, como essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693445281-fresa-tupia-chanfro-45graus-rolamentada-_JM

      Já a distancia entre o Player 1 e o Player 2 eu adaptei e deixei mais distante, para evitar cotoveladas.

      Eh isso aí ! Qualquer dúvida, poste aí.

      Abraços e boa sorte !

      Excluir
  27. Olá, qual o monitor que utilizou nessas medidas ? usou monitor de lcd/led ? a qualidade ficou boa, vi pessoas dizendo que ficaria melhor com placa jamma e monitor eletrocyan ? se possivel me fala o modelo e tamanho do monitor que usou . e desde já agradeço pelo otimo material e compartilhamento das informações, vou montar o meu porém pretendo utilizar Raspberry Pi Retro Arcade, vou documentar tbem toda a constrção para ajudar outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eugenio, olá

      Usei uma televisão antiga da LG, do tempo do "HD TV Ready". Ela é de LCD e tem 24 polegadas. As dimensões dela são: 48cm x 69cm x 8cm.

      Sobre a placa jamma e o monitor eletrocyan eu não tenho muitos conhecimentos. Só sei que a placa Jamma é uma placa de Arcade que dá a possibilidade de ser multijogos e que o monitor eletrocyan é um tubo ideal para jogos antigos em 2D. É uma questão mais purista e particular.

      Sobre o Raspberry Pi, acho que é uma boa alternativa para iniciar um projeto pelo seu baixo custo e facilidade de uso.

      Eh isso aí ! Que se iniciem os trabalhos !

      Abraços e boa sorte !

      Excluir
  28. Oi amiguinho,
    O seu projeto è realmente bonito, eu sou um brasileiro que vive na Italia, procurando uma solucao slim e bonita e achei a tua! Voce està de parabens! Principalmente considerando que voce nao è carpinteiro.

    Uma pergunta, voce tem algum documento mais detalhando? Assim eu poderia cortar tudo em uma maquina CNC.

    Obrigadao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Btins, olá

      Obrigado pelo elogio.

      Sobre os detalhes, recomendo analisar o arquivo http://goo.gl/Uux7jL (VewlixWhiteBelt) no qual fiz a diagramação do projeto.


      Qualquer coisa, poste aí e trocamos ideias.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  29. Cara, muito foda teu projeto. Cara eu queria sabe se tens as medidas só do controle e angulação da inclinação. quero fazer um, mas só um controle. e queria as medidas direitinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Loco, olá

      As medidas que usei estão no arquivo (http://goo.gl/Uux7jL) do aplicativo de modelagem 3D SketchUp. Recomendo a você despreender um tempo estudando esse aplicativo/arquivo e fazer o ajuste que lhe for conveniente.

      Quanto ao controle, os links a seguir podem ajudar a elucidar a montagem e a disposição dos botões: http://www.slagcoin.com/joystick/layout.html http://www.slagcoin.com/joystick/mounting_layering.html

      A fase inicial do projeto é praticamente estudos e análise.

      Qualquer coisa, poste aí e trocamos ideias.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  30. Bom dia Amiguinho, adorei o projeto! Por gentileza você poderia me recomendar algum marceneiro para fazer as peças em MDF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Loytermania !

      Infelizmente não tenho um marceneiro para recomendar. Por isso que acabei por fazer eu mesmo.

      Excluir
    2. Meus parabéns, ficou perfeito! Achei um cara no ML que faz mas o preço está um pouco alto só que o que eu mais gostei foi a experiência dele por só trabalhar com projetos arcade!
      Vou deixar meu zap aqui se quiser umas fotos futuramente irei postar de como vai ficar o meu projeto rs 1196751-9425 abs parabéns pela iniciativa!!!

      Excluir
  31. Olá amigo, espero que esteja bem e que ainda possua a sua Vewlix, consegui um marceneiro que já preparou a minha agora só falta comprar as peças para a montagem eu fiz até uma réplica de papelão que ficou muito bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loytermania, blz !

      Vc avançou no seu projeto !? Como foi sua experiência com o marceneiro !?

      Excluir
  32. Boa tarde! Amigão, estou com um brinquedinho em casa uma router cnc 1325, e estou a procura desse projeto para começar a fabricação do gabinete. Vc poderia me ajudar nesse projeto. meu contato

    stanleyduraes@hotmail.com
    91 981255571

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stanley, olá

      Sobre o brinquedinho, router cnc 1325, isso está mais para uma máquina de guerra !!! kkk
      No caso do projeto, pelas minhas pesquisas, não há um projeto único e fidedigno com o da Taito. O que há são aproximações customizadas, clones ajustados. Ou seja, cada um faz o seu com o que tem de disponível no seu cinto de utilidades em termos de materiais, ferramentas e conhecimentos de marcenaria.
      Como ajuda e referências, seguem:

      O projeto que modelei no Skeckup (pode conter erros, pois era/sou amador): https://goo.gl/Uux7jL

      Minha principal referência: http://www.donovanmyers.com;  

      Geral sobre joysticks: http://www.slagcoin.com/joystick.html

      Espaçamento do joystick e botões: http://www.slagcoin.com/joystick.html

      Qualquer dúvida, procurarei ajudar da melhor forma.
      Até mais

      Excluir
  33. Olá amigo vi seu projeto somente hoje achei lindo
    Estou montando um porém estou com dificuldades na pintura como vc fez o seu com a pintura ?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanrush !

      Realmente, a parte da pintura é a mais sensível, a mais trabalhosa, e a que despreendi mais tempo. Existia uma postagem sobre pintura de arcade, simples porém muito funcional, que estava no portal versus. Mas hoje, tentei acessá-la e está fora do ar. É uma pena, tinha muito conteúdo de alto nível lá.

      Contudo, para a pintura, resumidamente, segui esses passos:
      1) lixar a madeira crua, para tirar/fechar/entupir eventuais orifícios e tornar a superfície um pouco áspera;
      2) usar um selador/selante para fechar eventuais orifícios e agir como uma proteção profunda;
      3) lixar levemente a superfície selada, tornando-a áspera para melhor absorção da tinta; para lixar, usei uma lixadeira orbital, mas use a que vc tiver em mãos, ou execute manualmente, pois a influência está no tipo/gramatura da lixa;
      4) escolher a tinta, procurei uma tinta a base de óleo para madeira; a maior parte usei spray (colorgin de uso geral, no qual comumente são a base de óleo), e nas outras usei tinta com um rolo de espuma; as duas técnicas são válidas, e cada uma tem a sua dificuldade;
      5) passar 3 demãos de tinta, aguardando entre 12-24h em cada demão para secagem;
      6) entre as demãos, caso escorra, espere secar e corrija com a lixa; isso acontece com frequência e depende de técnica de pintura para evitar isso;
      7) passar 2 demãos de verniz, eu usei spray verniz brilhante colorgin em tudo, há também verniz fosco, cuidado na hora de escolher;
      8) caso o verniz escorra, é esperar secar, lixar e passar uma nova demão;

      Bem, é isso aí ! Espero ter elucidado a quest.

      Qualquer coisa, trocamos ideias.

      Abraços e boa sorte.

      Excluir